Pesquisa em Ensino da Ciência da Computação
A Ciência da Computação é fundamental para nosso futuro, mas não só por causa do número de empregos ligados à computação que surgem todos os anos. Ela também desenvolve as capacidades de raciocínio crítico necessárias para solucionar problemas complexos, a criatividade que fomenta novas ideias e as habilidades que impulsionam a inovação na tecnologia e em outros setores.
Mulheres que escolheram a Ciência da Computação: o que realmente importa
Segundo a pesquisa realizada pela Google e a Gallup, a proporção de diplomas de bacharelado em Ciência da Computação conquistados por mulheres caiu de 37% em 1984 para 18% em 2014. Para entender como essa tendência pode ser revertida, estudaram mais de 1.700 alunos dos EUA para identificar os principais fatores que motivam mulheres a buscar a Ciência da Computação. O que descobriram: O incentivo social dos pais, dos educadores, da família, dos amigos e da mídia tem um papel muito importante no interesse das meninas pela Ciência da Computação.
A percepção da carreira é por vezes incompleta. Por esse motivo, temos que diversificar a representação dos cientistas da computação e mostrar a gama de aplicações da computação em diferentes campos.
A exposição acadêmica aumenta o interesse e a competência na Ciência da Computação. Todos podem defender a Ciência da Computação nas escolas e identificar oportunidades na comunidade ou on-line.
A autoimagem desempenha um papel fundamental e deve ser reforçada por meio de uma cultura sem preconceitos.
Imagens da ciência da computação: percepções de alunos, responsáveis e professores nos EUA
em carreiras relacionadas e as percepções dessa área, além das diferenças demográficas associadas. O que descobriram: Existe uma confusão entre o que é ciência da computação e o que é letramento digital por parte de alunos, responsáveis e professores. Os estereótipos das pessoas que trabalham com ciência da computação persistem em representações na mídia e nas percepções de alunos, responsáveis e professores. As carreiras na área da ciência da computação são vistas favoravelmente, sendo que os responsáveis de baixa renda e os professores com alunos que recebem auxílio do governo têm mais probabilidade de valorizar a ciência da computação. A probabilidade de alunos de origem hispânica, do sexo feminino ou com renda mais baixa terem estudado ciência da computação é menor em comparação com os outros alunos. A busca pela Ciência da Computação: acesso e obstáculos no Ensino fundamental e no médio dos EUA
Para compreender as percepções da Ciência da Computação e as oportunidades, a participação e os obstáculos ligados a ela, trabalharam com a Gallup, Inc. para fazer um levantamento de mais de 1.600 alunos, 1.600 pais, 1.000 professores, 9.600 diretores e 1.800 superintendentes. O que descobriram:
A exposição à tecnologia computacional é essencial para que o aluno se sinta confiante na aprendizagem da Ciência da Computação. As oportunidades para aprender Ciência da Computação na escola são limitadas para a maioria dos alunos. Quando disponíveis, os cursos não são abrangentes. A demanda por Ciência da Computação nas escolas é alta entre alunos e pais, mas os administradores do governo e das escolas subestimam esse interesse. Os obstáculos para o oferecimento de Ciência da Computação nas escolas incluem exigências de testes para outras matérias e disponibilidade e orçamento limitados para professores qualificados. Infográfico da pesquisa
Comentários