TED! Que Bicho é Esse?
Ideias que merecem ser espalhadas! Plataforma com os vídeos de palestras dos mais influentes pensadores e realizadores do mundo.
Segundo a própria Wikipedia, TED (acrônimo de Technology, Entertainment, Design; em português: Tecnologia, Entretenimento, Design) é uma série de conferências realizadas na Europa, na Ásia e nas Américas pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, sem fins lucrativos, destinadas à disseminação de ideias – segundo as palavras da própria organização, “ideias que merecem ser disseminadas”. Suas apresentações são limitadas a dezoito minutos, e os vídeos são amplamente divulgados na Internet.
O grupo foi fundado em 1984, e a primeira conferência aconteceu em 1990. Originalmente influenciada pelo Vale do Silício, sua ênfase era tecnologia e design, mas com o aumento da popularidade os temas abordados passaram a ser mais amplos, abrangendo quase todos os aspectos de ciência e cultura. Entre os palestrantes das conferências estão Bill Clinton, Al Gore, Gordon Brown, Richard Dawkins, Bill Gates, os fundadores da Google, Billy Graham e diversos ganhadores do Prêmio Nobel.
Se você não conhece, vale a pena dar uma boa espiada no TED, e se quiser aprender como aproveitar todos os recursos dessa plataforma, aproveite esse desconto para o curso Como Usar o TED para Aprender e Ensinar
Agora se você já conhecia, vai gostar dessa lista que estou preparando…
Criatividade em Matemática
Ensinar os professores a criar magia
Christopher Emdin
O que é que os espectáculos do “rap”, as barbearias e as cerimónias de domingo têm em comum? Como diz Chris Emdin, todas elas encerram a magia de encantar e ensinar simultaneamente — e isso é uma técnica que não é costume ensinar aos professores. O defensor desta ciência (e co-fundador de Science Genius B.A.T.T.L.E.S., juntamente com o GZA do Wu-Tang Clan) apresenta uma visão para dar vida a uma sala de aulas.
Ensinando às crianças matemática de verdade com computadores
Conrad Wolfram
De foguetes ao mercado de ações, muitas das criações mais eletrizantes da humanidade dependem da matemática. Então por que as crianças perdem interesse por ela? Conrad Wolfram diz que a parte da matemática que ensinamos — o cálculo manual — não é apenas tedioso, é principalmente irrelevante à matemática real e ao mundo real. Ele apresenta a sua ideia radical: ensinar matemática às crianças através da programação de computadores. Wolfram Engine
O ensino de matemática precisa reformulação
Dan Meyer
O currículo de matemática de hoje está ensinando os alunos a esperarem — e ficarem muito bons em — exercícios de colorir os números, furtando das crianças uma habilidade mais importante do que resolver problemas: a de formulá-los. No TEDxNYED, Dan Meyer mostra exercícios de matemática testados em sala de aula que estimulam os estudantes a pararem e pensarem.
“Matemágica”
Arthur Benjamin
Em um show empolgante, o matemágico Arthur Benjamin compete com um time de calculadoras para elevar números de 3 dígitos ao quadrado, soluciona outra equação enorme de cabeça, e adivinha alguns aniversários. Como ele faz tudo isso? Ele vai lhe contar.
Por que o X é o desconhecido?
Terry Moore
Por que X é o símbolo para o desconhecido? Nesta curta e divertida conversa, Terry Moore dá a surpreedente resposta.
A magia dos números de Fibonacci
Arthur Benjamin
A matemática é lógica, funcional e simplesmente… fantástica. O matemágico Arthur Benjamin explora propriedades ocultas daquele conjunto de números estranhos e maravilhosos, a série de Fibonacci. (E ressalta que a matemática pode ser também inspiradora!)
A matemática e a mágica do origami
Robert Lang
Robert Lang é um pioneiro das novas formas de origami - ele usa princípios matemáticos e engenharia para dobrar desenhos intrincados e alucinantes que são belos e, às vezes, muito úteis
Quadrinhos que perguntam “e se?”
Randall Munroe
O cartunista da web Randall Munroe responde perguntas simples do tipo “e se” (“e se acertássemos uma bola de beisebol se movendo à velocidade da luz?”), usando matemática, física, lógica e humor inexpressivo. Nesta palestra encantadora, a pergunta de um leitor sobre os servidores de dados da Google levou Munroe num caminho sinuoso a uma resposta hilária e ultradetalhada; no qual, shhh, você talvez aprenda algo.
Educação Inovadora
Vamos usar o vídeo para reinventar a educação
Salman Khan
Salman Khan fala sobre como e porquê ele criou a incrível Khan Academy, um série de vídeos educacionais cuidadosamente estruturada que oferece matérias completas de matemática e, agora, de outras disciplinas. Ele mostra o poder dos exercícios interativos, e pede que os professores considerem inverter o modelo tradicional da sala de aula – dar aos estudantes vídeo-aulas para assistir em casa, fazer a ‘lição de casa’ na sala de aula com o professor disponível para ajudar.
As escolas acabam com a criatividade
Ken Robinson
Sir Ken Robinson defende de maneira divertida e profunda a criação de um sistema educacional que estimula (em vez de enfraquecer) a criatividade.
Nossas escolhas que fracassam. O suficiente é o suficiente!
Geoffrey Canada
Por que, por que, por que nosso sistema de educação está tão semelhante ao modo como fazíamos 50 anos atrás? Milhões de estudantes fracassavam naquela época, assim como o fazem agora — e é porque nos apegamos a um modelo de atuação que não funciona. Geoffrey Canada, um defensor da educação, desafia o sistema a olhar para os dados, pensar sobre a clientela e fazer mudanças sistemáticas para ajudar um número maior de crianças a sobressair-se.
Comentários