CodeCamp blog


Por que todo mundo deveria aprender programação

Quando falamos sobre o que as crianças aprendem em programação, normalmente dividimos isso em três grandes categorias amplas. A primeira categoria são os conceitos que elas aprendem. Aprendem conceitos como variáveis, como expressões condicionais que são importantes em computação e matemática. Aprendem alguns conceitos específicos matemática, ciências e engenharia. Isso é o que a maioria das escolas de programação enfocam, mas não é o que Mitchel Resnik, o criador do Scratch, considera mais importante, não é o que mais se relaciona com as habilidades do século XXI.

A segunda categoria, chamamos de práticas ou estratégias é, segundo ele, a mais importante. Quando as crianças programam elas aprendem importantes práticas de design e solução de problemas, que são habilidades necessária no século XXI. Por exemplo, elas aprendem a experimentar e interagir, experimentar as coisas e fazer ajustes e revisões ao longo do tempo. E isso é importante não só em programação, mas em todos os tipos de projetos e solução de problemas. Então, experimentar e interagir é uma prática. A segunda é o teste e a depuração. De novo, teste e depuração são importantes para codificação, mas também para todos os projetos de design e solução de problemas. A terceira coisa que eles aprendem é reutilizar e remixar, como desenvolver o trabalho dos outros. Novamente, isso é importante para a programação mas também em todas as atividades de design. Como desenvolver o trabalho dos outros. Você não deve achar que faz as coisas sozinho, e sim que você pode desenvolver ainda mais o trabalho dos outros. A quarta prática é o que chamamos de decomposição, como dividir problemas em partes simples. Repito, isso é muito importante para programação, mas também é importante em todo tipo de solução de problemas, dividir um problema complexo em partes simples. Essas são algumas habilidades importantes para o século XXI que as crianças aprendem através da programação: experimentação e interação, teste e depuração, reutilização e remixagem, decomposição e abstração, para criar ideias abstratas para casos simples. Adicionalmente aprendem a habilidade de perseverar e persistir diante das frustações. Através da programação, assim como com todos os projetos, você aprende a continuar trabalhando mesmo quando as coisas dão errado.

A terceira categoria que é importante não só na programação, mas também para outras coisas, chamamos de perspectivas. Quando as crianças começam a criar programas no Scratch eles começam a se ver como designers. Isso é diferente de aprender design, tem a ver com a identidade delas. E, segundo Resnik, é muito importante que as crianças cresçam se considerando capazes de criar e projetar algo. Geralmente, quando as pessoas interagem com o computador, elas veem o que outra pessoa criou e o usam. Queremos que as crianças cresçam com a identidade de um designer, que elas se vejam como designers. Também queremos que as crianças vejam o mundo com olhos críticos. Quando elas veem as coisas no mundo, elas devem se perguntar, “como isso funciona?”. A programação nos dá olhos críticos para começar a questionar como as coisas no mundo funcionam e isso é importante aprender. Essas são algumas das maneiras em que aprender a programar vai além de aprender conceitos, o que muitas pessoas enfocam. As pessoas geralmente ficam empolgadas a aprender a programar, mas o foco é nos conceitos para que consigam um trabalho ou sigam uma carreira. Para Resnik, isso vai além de aprender conceitos, trata-se de aprender estratégias para solução de problemas, para se ver de novas formas, ver o mundo de novas maneiras para que você seja um participante ativo da sociedade.”

Licença Creative Commons


artigos    banco de imagens    canvas    certificação Google    computação    cursos online    design    design thinking    edtech    educação    empreendedorismo    facebook    fake news    google    google for education    idiomas    inovação    marketing    professores    programação    startups    storytelling    tecnologia    áreas de cursos   

Comentários