CodeCamp blog


Da Série: pelo Mundo >> Z1, o primeiro computador

O Z1 era uma unidade aritmética mecânica, desenvolvida por Konrad Zuse, a partir de 1934 e destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Antes da guerra era denominado V-1 (Versuchsmodell-1), Zuse mudou seu nome, após o fim da guerra, para Z1 a fim de evitar confusões com a denominação dos foguetes desenvolvidos pelo seu amigo Werner von Braun. Embora eletro-mecânico, era digital (usava o sistema de numeração de base 2). Sua programação era limitada e as instruções eram passadas através de cartão perfurado.

Esta máquina era constituída basicamente por um somador/subtrator de 22 bits de vírgula flutuante (ponto-flutuante) e uma unidade lógica de controle que possibilitava a realização de tarefas mais complexas como multiplicação (por sucessivas somas) e divisão (por sucessivas subtrações). O único componente elétrico do Z1 era um motor que servia para gerar um sinal de clock mecânico de um hertz. Este computador eletro-mecânico representa um marco histórico pois é considerado a primeira máquina binária programável do mundo. O Z1 foi o primeiro de uma série de computadores produzido por Konrad Zuse. Os sucessores Z2 e Z3 seguiram as mesmas idéias e princípios presentes no Z1.

O Z1 foi concluído em 1938. Zuse trabalhou no Z1, com conhecidos e amigos na sala de estar do apartamento de seus pais, em Berlim. Há uma reprodução, feita por Zuse em 1986, deste computador no museu alemão de Tecnologia de Berlim ( Deutsches Technikmuseum Berlin).

Fonte

Licença Creative Commons


artigos    banco de imagens    canvas    computação    cursos online    design    design thinking    edtech    educação    facebook    google    google for education    idiomas    inovação    marketing    professores    programação    startups    storytelling    tecnologia    áreas de cursos   

Comentários