CodeCamp blog


No começo do Design, a Bauhaus

Bauhaus Dessau

Traduçao livre do Bauhaus Travel Book Weimar Dessau Berlin

A primeira escola de design do mundo.

Seu nome é usado nos mais variados contextos. Nos jornais alemães de domingo, anúncios de corretores de imóveis proclamam a disponibilidade de “casas no típico estilo Bauhaus”. Não menos regularmente, as instituições da Bauhaus, cuja maior coleção de casas estão localizadas em Weimar, Dessau e Berlin, recebem telefonemas de pessoas interessadas não nos tesouros que eles guardam, tampouco no horário de funcionamento dos acervos, ao invés disso, procuram por materiais de construção numa loja com o mesmo nome.

Weimar - Bauhaus

Mesmo depois de 80 anos de seu fechamento encontramos por todo lado o valor da geração Bauhaus, nome usado hoje em dia, para se referir a época como um todo.

Como uma escola de design que existiu por apenas 14 anos e treinou não mais do que 1250 alunos pode ter alcançado tanta importância em todo o mundo?

Não há uma resposta simples….

Fomos buscá-la vendo de perto o acervo produzido por essa geração que praticou incansavelmente a sistematização da arte em prol do útil, deixando um legado de ideias modernas para a arquitetura e o design.

Confira as fotos:

A escola e as casas dos professores (Paul Klee, Wassily Kandinski, Lyonel Feininger) da Bauhaus em Dessau

Bauhaus Archiv BerlinVeja mais sobre:

Bauhaus Dessau

Master’s Houses

 

Licença Creative Commons


artigos    banco de imagens    canvas    computação    cursos online    design    design thinking    edtech    educação    facebook    google    google for education    idiomas    inovação    marketing    professores    programação    startups    storytelling    tecnologia    áreas de cursos   

Comentários