CodeCamp blog


Acervo Digital de Propagandas Antigas veiculadas em revistas

O ato de colecionar é tão velho quanto o homem. Ele atende à sua necessidade de, através do inventário, do registro, arquivamento, catalogação e outras práticas análogas, ordenar a realidade excessivamente dispersa do mundo e, no limite do esforço ordenador, dar um sentido à própria existência. Frederico Morais, O Colecionismo no Sistema da Arte (Soraia Cals, 2003)

Colecionar é um prazer individual, uma relação de afetividade com determinados objetos. Prazer que se amplia e se renova enormemente cada vez que a coleção é exposta. (Roberta Dezan, 2010)

A história de uma coleção de propagandas

Por sete anos cortei muitas revistas e guardei como se guardavam papéis de carta. Foram necessários outros sete anos para, com a ajuda do Centro Regional de Design, scannear e catalogar os anúncios que somam mais de 6000 propagandas brasileiras, principalmente da década de 90. Esse acervo digital de propagandas em revista permite pesquisar por anunciantes, agências, produtos, títulos ou qualquer palavra-chave. (Soraia Novaes, 2012)

Descrubra outros recursos gratuitos.

Licença Creative Commons


cursos online    design    edtech    google for education    google innovators    inova    professores    programar    redes sociais    startups    storytelling    tecnologia