CodeCamp blog


Pesquisa em Ensino da Ciência da Computação

A Ciência da Computação é fundamental para nosso futuro, mas não só por causa do número de empregos ligados à computação que surgem todos os anos. Ela também desenvolve as capacidades de raciocínio crítico necessárias para solucionar problemas complexos, a criatividade que fomenta novas ideias e as habilidades que impulsionam a inovação na tecnologia e em outros setores.

Mulheres que escolheram a Ciência da Computação: o que realmente importa

Segundo a pesquisa realizada pela Google e a Gallup, a proporção de diplomas de bacharelado em Ciência da Computação conquistados por mulheres caiu de 37% em 1984 para 18% em 2014. Para entender como essa tendência pode ser revertida, estudaram mais de 1.700 alunos dos EUA para identificar os principais fatores que motivam mulheres a buscar a Ciência da Computação. O que descobriram: O incentivo social dos pais, dos educadores, da família, dos amigos e da mídia tem um papel muito importante no interesse das meninas pela Ciência da Computação.

A percepção da carreira é por vezes incompleta. Por esse motivo, temos que diversificar a representação dos cientistas da computação e mostrar a gama de aplicações da computação em diferentes campos.

A exposição acadêmica aumenta o interesse e a competência na Ciência da Computação. Todos podem defender a Ciência da Computação nas escolas e identificar oportunidades na comunidade ou on-line.

A autoimagem desempenha um papel fundamental e deve ser reforçada por meio de uma cultura sem preconceitos.

Imagens da ciência da computação: percepções de alunos, responsáveis e professores nos EUA

em carreiras relacionadas e as percepções dessa área, além das diferenças demográficas associadas. O que descobriram: Existe uma confusão entre o que é ciência da computação e o que é letramento digital por parte de alunos, responsáveis e professores. Os estereótipos das pessoas que trabalham com ciência da computação persistem em representações na mídia e nas percepções de alunos, responsáveis e professores. As carreiras na área da ciência da computação são vistas favoravelmente, sendo que os responsáveis de baixa renda e os professores com alunos que recebem auxílio do governo têm mais probabilidade de valorizar a ciência da computação. A probabilidade de alunos de origem hispânica, do sexo feminino ou com renda mais baixa terem estudado ciência da computação é menor em comparação com os outros alunos. A busca pela Ciência da Computação: acesso e obstáculos no Ensino fundamental e no médio dos EUA

Para compreender as percepções da Ciência da Computação e as oportunidades, a participação e os obstáculos ligados a ela, trabalharam com a Gallup, Inc. para fazer um levantamento de mais de 1.600 alunos, 1.600 pais, 1.000 professores, 9.600 diretores e 1.800 superintendentes. O que descobriram:

A exposição à tecnologia computacional é essencial para que o aluno se sinta confiante na aprendizagem da Ciência da Computação. As oportunidades para aprender Ciência da Computação na escola são limitadas para a maioria dos alunos. Quando disponíveis, os cursos não são abrangentes. A demanda por Ciência da Computação nas escolas é alta entre alunos e pais, mas os administradores do governo e das escolas subestimam esse interesse. Os obstáculos para o oferecimento de Ciência da Computação nas escolas incluem exigências de testes para outras matérias e disponibilidade e orçamento limitados para professores qualificados. Infográfico da pesquisa

Licença Creative Commons


artigos    banco de imagens    canvas    computação    cursos online    design    design thinking    edtech    educação    facebook    google    google for education    idiomas    inovação    marketing    professores    programação    startups    storytelling    tecnologia    áreas de cursos   

Comentários