CodeCamp blog


O Jeito Google e Facebook de Trabalhar

Hello!

Sou do tempo em que para se fazer uma pesquisa era preciso muita paciência e persistência

Quando as redes sociais nos conectavam a um mundo sem internet

Em 1998 quando a Google foi criada, eu já estudava Comunicação na capital e fiquei muita amiga de uma curitibana que depois da faculdade resolveu morar na califórnia. Ópera de Arame em Curitiba

Voltei para o Maringá, e depois de 7 anos que ela estava lá, consegui visitá-la pela primeira vez, para enfim conhecer o famoso Vale do Silício. Lá aprendi que quem tem amigo não morre de fome. No mesmo dia, almoçamos na Google e jantamos no Facebook. E é sobre o que descobrimos naquele dia que vou compartilhar com vocês hoje.

As duas gigantes da internet são bons exemplos de como a gestão de pessoas mudou!

Vejamos alguns dados sobre as 100 melhores empresas para trabalhar

38% dos funcionários tem até 25 anos

37% tem entre 25 e 34 anos

56% das empresas premiadas oferecem mais de 50 horas de treinamento por ano por funcionário

48% investem mais de 5% da folha de pagamento em treinamento

Voltando para o Vale do Silício, começamos explorando o GooglePlex, o quartel general da Google, em Montain View Em uma área de 32 hectares

Androids gigantes para nos dar as boas vindas

Mas Para sua segurança não escale as esculturas. Tirar fotos é incentivado.

Bicicletas coloridas estão por todo lado para serem usadas pelos funcionários para se locomoverem pelo complexo.

Na recepção do prédio do Android, esse monitor mostra as buscas no google em tempo real.

A explicação de Sergey Brin está entre 0:46 e 1:56 desse vídeo:

Os fundadores Larry Page e Sergey Brin, são filhos de matemáticos e suas mães trabalham na NASA, ano passado ficaram respectivamente com o lugar 17 e 19 no raking dos maiores bilionários do mundo. Larry Page com a fortuna de 32,3 bilhões e Sergey Brin com 31,8 bilhões de dólares

Mas Considere remarcar sua reunião aqui, se estiver resfriado ou gripado. A política de controle de epidemias é amplamente divulgada.

Se precisar de guarda-chuva, vai encontrar em todos os lobbys.

Se chegar com sede

Sirva-se à vontade

O mundo digital deu poder às mentes criativas e transformou os ambientes de trabalho.

Agora temos uma visão de mundo mais ampla. Especialmente com o Google Earth rodando em 8 monitores de alta definição controlado por um joystick.

Todos os prédios possuem uma área de lazer, equipada com boliche, snooker, vídeo games, pebolim.

Nenhum googler (como eles chamam seus funcionários) pode andar mais do que 150pés, ou 45 metros até encontrar alguma coisa para comer, nas micro-kitchens.

São 24 restaurantes bem equipados, além das cafeteiras, e você pode procurar, só não vai encontrar o caixa.

“Temos um aplicativo com os cardápios dos restaurantes.”

De repente nossa anfitriã dispara: “Esse cara que está passando na nossa frente, é o Eric Schmidt, que acabou de deixar o cargo de CEO na google, é um dos 15 caras mais ricos do mundo na área de tecnologia, indo comer na cafeteria. São os dois fundadores e ele, que veio logo depois para ser o CEO.”

A variedade dos cardápios oferecidos no googleplex é tão diversificada quanto os serviços disponíveis para os googlers, que contam com academia, piscina com correnteza, que veremos no video que mostrarei no final, quadras de vôlei, aulas de samba, zumba, yôga, pilates e até treino com sabres de luz!!

Engraçado, que naquelas piscinas pequenas, pela lei da Califórnia, tem que ter sempre um salva vidas presente quando alguém estiver usando.

Tem programa de Jardinagem e Horta

Lavanderia, cabelereiros e creche, que podem não ser tão baratos. Custa U$ 1,95 para lavar uma camisa. E a creche, que também é utilizada pelos filhos dos fundadores, oferece a melhor educação que existe, pela bagatela de U$ 2.700 por mês.

O complexo funciona 24 horas e abriga cerca de 30.000 funcionários. Ninguém bate ponto, tampouco trabalha menos do que 50 horas por semana.

O trabalho não pára. Se acontecer algum problema sabe-se logo que você não fez a sua parte.

“A flexibilidade de horários na prática acontece, pelo menos aqui, beneficiando muito mais a google do que o empregado. Porque o meu trabalho, eu jamais poderia fazer em 40 horas. Para falar a verdade, com 60 horas por semana eu deixo mais 10 ou 15 horas de trabalho sem fazer”

“Mas é legal. Hoje por exemplo, eu cheguei às 10hs, porque tive que esperar um cara que está fazendo um trabalho em casa, para pagar ele. E hoje é o primeiro dia da páscoa judaica e como meu namorado é judeu, vou sair às 17:30hs para fazer os preparativos com ele.”

“Na google todo mundo tem 20% do tempo para trabalhar em projetos pessoais, desde que seja além dos 120% do tempo que você trabalha.”

No palco que fica no restaurante central acontece todas às sextas-feiras o TGIF Thank God It’s Friday!! Sempre com a presença de um dos dois fundadores. Começa às 16hrs com uma apresentação de algum departamento e depois abrem para as perguntas. Qualquer funcionário pode perguntar diretamente aos fundadores.

Depois o clima de festa toma conta, com música e bebidas. Algumas vezes é possível levar um amigo, nos dias que é só uma festa, sem apresentações.

O plano de carreira agora inclui um benefício em caso de morte do funcionário, seu parceiro receberá a metade do seu salário pelos próximos dez anos, além das todas as ações da companhia já maturadas.

A colaboração entre os diferentes departamentos é estimulada com um incentivo de U$175. Qualquer googler pode enviar para outro que o tenha ajudado a resolver um problema. Basta mandar um voucher por email para o colaborador com cópia para o chefe dele.

“É muito difícil encontrar na google alguém que não tenha estudado em Harvard, Stanford, Berkeley, Yale. Quando falo que fiz a faculdade do Arizona, fica todo mundo impressionado.”

“Minha experiência na Microsoft foi muito ruim, mas não acho que seja representativa. Eu não queria morar em Washington. Mas acho que tem pessoas que adoram a Microsoft, trabalham lá há 20 anos e adoram.”

A empresa não trabalha com sistema de home office, por isso a sede é bem estruturada para que os colaboradores não precisem deixar o complexo para relaxar, se divertir ou fazer uma atividade física.

A loja para os funcionários conta com uma infinidade de produtos com as marcas da empresa.

E a mordomia não acaba… O estacionamento oferece manobrista para nenhum funcionário perder tempo procurando uma vaga.

Todo o telhado do estacionamento é forrado com painéis solares.

“Um novo serviço do google now vai te mostrar, entre outras coisas, a hora que vc tem que sair para o próximo compromisso que tiver na agenda, de acordo com o trânsito do maps. As informações que você fornece para receber esse tipo de informação antes de precisar pesquisar, compensam.”

“Afinal de contas, trabalho é só o que você faz para ganhar a vida, não é a vida.”

No Facebook encontramos a cultura hack aplicada

No restaurante principal são oferecidas três refeições diariamente

Os ambientes são muito descontraídos e as salas de reunião tem nomes temáticos como: Correndo com Tesouras

Cuidado, a Princesa Leia te encontrou

Encontramos um bar em cada canto

O cenário do Mario Bros

E o verdadeiro mural do facebook

O altar é para Freud

As hackathons acontecem com frequência e são “festas” que viram a madrugada para produzir inovações. A única condição é não trabalhar em nada do que estavam trabalhando durante o dia.

As Brincadeiras são permitidas e incentivadas por todo lado

Tudo para você ficar confortável e altamente produtivo.

Mesa do Mark Zuckerberg, o 16o. mais rico do mundo na lista da Forbes, com patrimônio de 46,4 bilhões de dólares e sua Sala de apoio

Você tem uma ideia de tudo que tem na google, dá uma olhada nesse mapa mental.

Licença Creative Commons


cursos online    design    edtech    google for education    google innovators    inova    professores    programar    redes sociais    startups    storytelling    tecnologia